quinta-feira, 21 de outubro de 2010

De uma coisa todo pai e toda mãe não duvidam: pelos brinquedos, as crianças costumam entrar em atritos, batem umas nas outras, mordem , choram...Agora, tem dias que o stress começa porque depois de uma grande brincadeira(pra não dizer bagunça), os brinquedos continuam lá jogados no chão, no canto da sala, na porta de casa... É de enlouquecer, né? rsrsrsr
Foi por isso, que ao receber um informativo do BLOG CLUBE DO LAR , fiz algumas pesquisas na internet e decidi dividir umas dicas sobre organização de brinquedos.

São dicas básicas e importantes:

1)Os pais devem ensinar a criança ser organizada desde cedo. É preciso insistir! Não é na primeira vez que a criança vai começar a guardar os brinquedos e se tornar um exmeplo em organização!

2)Pra começar, faça algumas perguntas:
*Vamos arrumar os brinquedos? Tá na hora de guardar tudo!
*Coloca esta peça aqui nesta caixa?
*Pega aquele carrinho e vamos colocar na prateleira!

3)Você também pode criar uma espécie de competição: quem enche primeiro o cesto ou quem encontra as peças primeiro?

4)Use prateleiras ou caixas plásticas coloridas que podem ser empilhadas. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas, caixas de papelão forradas com papel contact colorido.

5)É importante criar um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, sossegada e sem cobranças. Assim, ela vai ter mais concentração e,consequentente, mais inteligência, criatividade, autonomia e sociabilidade.

6)São várias opções de local: quarto, sala de TV, lavanderia, quintal, canto da sala....

7)Os pais podem, junto com a criança, organizar os espaços temáticos:
*fantasia (roupas dos personagens preferidos )
*casinha (utensílios domésticos em miniatura)
*consultório médico (kit médico em miniatura)
*construção (blocos de encaixe)
*biblioteca
*músicas infantis
*cantinho para desenhar


Agindo assim, o resultado não vai ser diferente:

Acha difícil? Tente! Tenha paciência e BOA SORTE! rsrsrs

Um comentário:

  1. Dani,
    O parte complicada essa dos brinquedos... Reservamos um cantinho da casa para o Diego brincar.Mas não é suficiente, ele espalha tudo por todos os cantos. Pior é arrumar aquilo 2, 3 vezes por dia. Mesmo assim, já vou ensinando e estimulando para que ele vá pegar o que espalhou e até guardar os objetos... Bjinhos

    ResponderExcluir